Quem Somos

Institucional

Conheça a história e as pessoas que contribuem diretamente com a organização

Rede ESF

Os primeiros Engenheiros Sem Fronteiras (ESF) surgiram na França nos anos 80. O movimento cresceu e se espalhou por diversos países, como Espanha, Itália, Argentina, Alemanha, Suécia, surgindo a Engineer Without Bondares (EWB) Internacional.  No Brasil, o primeiro núcleo fundado foi em 2010, na cidade de Viçosa – MG. Posteriormente, novos núcleos foram formados e uma rede nacional foi criada, o ESF Brasil. Atualmente, a rede nacional é composta por mais de 60 núcleos espalhados por todas as regiões do país, somando mais de 2000 voluntários.

ESF JP

O núcleo João Pessoa iniciou suas atividades em janeiro de 2017, como conta Felipe Alves, fundador e ex-diretor geral do núcleo:

“Motivado pelo tema da minha dissertação e com a ajuda do meu co-orientador, conheci primeiro o ESF Inglaterra e depois o ESF Brasil. Em contato com a presidência nacional na época e acreditando na proposta do ESF, lancei a ideia de fundar o núcleo aqui entre o meu network. No dia 11 de janeiro de 2017 ocorreu a primeira reunião com a presença de 8 pessoas, entre estudantes e profissionais já bem colocados no mercado.”

Em janeiro de 2019, o ESF João Pessoa tornou-se um núcleo homologado pelos ESF Brasil. Desde então, o núcleo vem impactando vidas em João Pessoa e região metropolitana, através de projetos e programas socioambientais, baseados no conhecimento de engenharia.  

Atualmente contamos com 28 membros, com as mais diversas formações e experiências.


Missão

Promover desenvolvimento humano e sustentável por meio da engenharia.

Visão

Ser referência em engenharia solidária em João Pessoa.

Valores

Altruísmo – Acreditamos na paixão em ajudar o próximo de maneira genuína;

Ética – Seguimos o caminho mais correto, com integridade e transparência em nossas ações;

Profissionalismo – Nossos membros atuam com comprometimento e responsabilidade social e técnica em nossas ações e projetos;

Respeito – Reconhecemos e celebramos as diversidades agindo de maneira empática e solidária aos mais variados grupos;

Trabalho em equipe – Prezamos pela cooperação e união entre os membros e o trabalho em conjunto com a comunidade.

Copyright © 2021 Engenheiros Sem Fronteiras
^
topo