Primavera X

Primavera X

Concluído

Membros Envolvidos: 5

Pessoas Impactadas Diretamente: 50

Pessoas Impactadas Indiretamente: 105

Eixo Temático

Educação

Educacao e Vida na Agua

Público Alvo

Alunos, Professores e Funcionários do CEEEA Sesquicentenário.

Coordenação

  • Adriane Maria Wanderley Oliveira
  • Eudes Lopes Faustino

Membros Participantes

  • Adriane Maria Wanderley Oliveira
  • Lucila Araújo Fernandes
  • Eudes Lopes Faustino
  • Raphael Costa Moura
  • Camila de Almeida Porto

Localização

Centro Estadual Experimental De Ensino e Aprendizagem Sesquicentenário (João Pessoa-PB)

Objetivo Geral

Conscientizar a comunidade escolar da Escola Estadual Sesquicentenário sobre questões relacionadas ao uso consciente de recursos hídricos.

Objetivos Específicos

  • Participar do jogo Primavera X na modalidade Aliados.
  • Inscrever e acompanhar pelo menos uma equipe de adolescentes da Escola Estadual Sesquicentenário na realização das missões do jogo Primavera X.
  • Realizar um mutirão de limpeza na microbacia do Riacho Boi Só, localizado no Bairro dos Estados, na cidade de João Pessoa-PB.
  • Vender produtos desenvolvidos pelo Núcleo João Pessoa com o intuito de angariar recursos para o financiamento de outras ações.

Período de Realização

24/09/2019 à 06/11/2019

Descrição

Desenvolvido pela ONG Livelab (https://primaverax.org.br/), a Primavera X é uma gincana realizada anualmente em todo o país e que tem por objetivo mobilizar e engajar crianças, adolescentes e jovens em torno do uso consciente e da preservação dos recursos hídricos através do planejamento e da execução de missões que envolvem: a criação de uma liga, a identificação de corpos hídricos, a formação de uma rede de especialistas no assunto, a criação de soluções, a mobilização da sociedade por meio da divulgação das ações nas redes sociais e a realização de mutirões de limpeza. Motivados por essa ideia e dado o potencial da criança e do adolescente como protagonistas e propagadores de conhecimento, surgiu a iniciativa de realizar a Primavera X com alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública estadual localizada no município de João Pessoa. Com o apoio de professores da escola e o suporte dos membros do Núcleo João Pessoa dos Engenheiros Sem Fronteiras, a Primavera X teve início com a criação da Liga “Arcanjos da Natureza”. A partir da identificação dos corpos d’água presentes no município, a microbacia do Riacho Boi Só, localizada no bairro dos Estados, foi escolhida para a realização de um mutirão de limpeza no dia 01 de novembro de 2019. O mutirão ocorreu em dois turnos distintos e além do material coletado, foram coletadas amostras de água do rio que posteriormente foram ensaiadas no Laboratório de Saneamento Ambiental da UFPB por um membro do núcleo e apresentados os resultados obtidos aos membros da liga em reunião na escola. Além da contribuição ambiental gerada com essa ação, a realização da Primavera X contribuiu para o fortalecimento dos laços entre o Núcleo e a Escola e para o engajamento de todos os envolvidos.

Complexidade

Tempo: 2– de 1 a 3 meses
Técnico: 2 – exige pessoal especializado no planejamento
Custo: 1 – não tem custos diretos

Orçamento

R$ 0,00

Parcerias

^
topo